Cultura

O Pelouro da Cultura da Junta desenvolve, promove e apoia diversos projectos culturais na freguesia

A Cultura, para além de todas as definições que lhe queiramos dar seja no sentido sociológico, filosófico, antropológico, …, é antes de mais o sentir de um povo, a raiz do seu pensamento e um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.

Mas a cultura que aqui falamos é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração que se lhe segue, onde se vai transformando, perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

Conscientes de que a Cultura é um fator primordial no desenvolvimento dos povos e que é este o propósito que nos move enquanto autarquia, não devemos nunca esquecer que Cultura é também não deixar esquecer o nosso passado por forma a que ele também seja presente e futuro.

Fazer com que as novas gerações sejam interventores de um novo pensar e engrandecer da freguesia, mas sem abandonarem nunca o sentir de que antes existiram outros elementos que alcandoraram o nome de Rio de Mouro a outras paragens.

Falo de artistas do teatro (Ivone Silva, Bento Faria), pintores e escultores (Leal da Câmara, Francisco dos Santos), músicos (Marques Ribeiro), escritores (José Gomes Ferreira, Domingos Maximiano Torres).

 

 

Boletim da Junta


XIX edição da Feira do Livro de Rio de Mouro

Numa continuidade que já vai em 19 edições, decorre novamente este ano a Feira do Livro. Não se limitando a ser somente uma feira de livro, ela congrega duas exposições de pintura, conversas com escritores, uma sessão de poesia e ainda palestras. Acontecerá  ainda na Feira do Livro uma sessão da Assembleia de Freguesia. 

Image

Concerto pela Orquestra Ligeira do Exército

No próximo dia 13 de Dezembro, pelas 21 horas acontecerá no Auditório da Igreja de Nossa Senhora da Paz um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército. Esta iniciativa tal, como outras, estão inseridas no "Rio de Mouro é cultura"

Feira das Mercês

A Feira das Mercês, também conhecida como Feira Saloia de Sintra, é uma das feiras mais antigas da região de Lisboa contando mais de 250 anos.

Devido à sua antiguidade a Feira das Mercês sempre foi um acontecimento com grande expressão em toda região saloia não só a nível económico como social.

A esta feira vinham os produtores vender os excessos das colheitas de produtos hortícolas e frutícolas da época, comprar sementes e plantas para as próximas sementeiras e plantações, os instrumentos de trabalho utilizados na preparação dos campos assim como contratar pessoal para o cultivo dos campos.

A população, não só da região saloia como também de Lisboa, vinha a esta feira comprar os bens necessários para as suas habitações e participar na festa religiosa de Nossa Sr.ª das Mercês. Os solteiros tinham aqui um local de encontro com vista a arranjar futuros casamentos junto ao Muro do Derrete, testemunho da importância social desta feira como local de encontro das populações.

Sendo uma feira com tantas tradições a ela estão associadas também várias tradições gastronómicas.  Aqui era provada a primeira água-pé do ano, comia-se a pera parda cozida após uma refeição de carne às Mercês ou de Leitão de Negrais…

Não se tratando de uma recriação histórica pretende-se com a realização desta feira chamar a atenção para os aspetos etnográficos a par da inovação, pelo que é pedido aos participantes que estejam vestidos de acordo com as tradições da região.

feira_merces.jpg
feira_merces_dancas.jpg

CONTATOS



Rua Óscar Monteiro Torres, 19
2635-385 Rio de Mouro
geral@jf-riodemouro.pt
(+351) 21 917 82 90

REGISTE-SE

Inscreva-se para saber o que se passa na Freguesia de Rio de Mouro.

SIGA-NOS

© 2015 Junta de Freguesia de RIO DE MOURO - Todos os direitos reservados.

Search