História da freguesia de Rio de Mouro

Não se sabe ao certo como e quando nasceu a povoação de Rio de Mouro. Há notícias desta terra na Idade Média; documentos do século XV dão-nos conta de contratos de arrendamento de terrenos agrícolas propriedade de residentes em Rio de Mouro.

Ver

Heráldica

Diz a lenda que o nome de Rio de Mouro remonta aos tempos da reconquista cristã, quando um mouro de nome Albaraque foi morto pelos cristãos e tingiu com o seu sangue as águas do rio, tendo o sítio onde morreu passado a chamar-se Rio de Mouro.

Ver

Geografia

Rio de Mouro, Freguesia do Concelho de Sintra, fica entre as Freguesias de São Pedro e Penaferrim e Algueirão Mem Martins que a limitam a poente. Algueirão Mem Martins a norte, Belas e Agualva Cacém a nordeste e a nascente respectivamente.

Ver

Personalidades da freguesia

Homens e mulheres de letras, pedagogos, beneméritos, compositores, consagrados artistas do teatro, do cinema, da canção, artistas plásticos e até ilustres políticos tiveram aqui as suas casas de veraneio, ou aqui viveram, ou, tão-somente, às terras desta Freguesia se referiram nas suas obras literárias de modo específico.

Ver

À descoberta de Rio de Mouro

Jardins, parques, lugares, monumentos e outros pontos de interesse da nossa freguesia. Acompanhe-nos nesta visita guiada, cujas primeiras paragens são o Parque Urbano e Matinha de Fitares, e também Parque Linear da Ribeira da Laje, que liga Mem Martins e Rio de Mouro.

Ver

Rio de Mouro

Rio de Mouro é hoje um importante aglomerado urbano do concelho de Sintra, sendo que a sua importância foi aumentando ao longo dos tempos.

Últimas notícias

Ver mais

Próximos eventos

Ver mais