Diz a lenda que o nome de Rio de Mouro remonta aos tempos da reconquista cristã, quando um mouro de nome Albaraque foi morto pelos cristãos e tingiu com o seu sangue as águas do rio, tendo o sítio onde morreu passado a chamar-se Rio de Mouro. Assim, o brasão é um escudo burelado onde se encontra desenhado o rio ondeado a prata e azul e uma banda de vermelho carregada onde estão inscritos três crescentes de ouro no sentido da banda. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: “RIO DE MOURO “.

Brasão de Rio de Mouro

Bandeira para hastear em edifícios

Estandarte para cerimónias e cortejos

O estandarte é constituído por quatro quadrados de duas cores alternadas: amarelo e azul, sendo o quadrado do lado esquerdo superior de cor azul e o quadrado do lado direito superior de cor amarela. No centro inscreve-se o escudo que comporta quatro torres que identificam uma “vila”, as estrias azuis que significam o rio e a faixa vermelha o sangue derramado pelo Mouro quando morreu e caiu às águas. Os crescentes representam os árabes ou mouros mortos na conquista.

Rio de Mouro

Rio de Mouro é hoje um importante aglomerado urbano do concelho de Sintra, sendo que a sua importância foi aumentando ao longo dos tempos.

Últimas notícias

Ver mais

Próximos eventos

Ver mais