|
Tópico: 2 faixas de acesso a Rio de Mouro - IC19
|
 |
Enviado por Nelson em 13 Set 2005 às 15:09 - IP Logado
|
|
|
| Nelson |
Membro Padrão
 |
 |
13 Set 2005
16 Mensagens |
|
|
|
Boa tarde. Há alguns anos a esta parte, em campanha eleitoral da Drª Edite Estrela era referido que se a mesma fosse eleita, iria colocar 2 faixas de acesso ao IC19 em Rio de Mouro (junto ao Campo de Futebol). Na altura, pareceu-me uma excelente ideia que iria contribuir e muito para o descongestionamento do tráfego para quem vem do IC19 e quer entrar em Rio de Mouro (junto ao campo de Futebol). Ou seja, seriam 2 faixas até à rotunda o que permitiria que quem vem de Lisboa entrasse em Rio de Mouro por uma faixa sem que intreferisse com o trânsito que vem do IC19 a partir de Sintra. As 2 faixas no sentido contrário (Rio de Mouro para entrar no IC19) iria evitar transgressões de trânsito para quem pretende seguir para Sintra e não precisa de estar no trânsito que vai para Lisboa. Poder-se-ia assim disponibilizar mais 2 policias para a segurança da nossa freguesia ao invés de estarem sistematicamente nesta recta de acesso ao IC19 à espera que alguém pise o traço continuo e assim ser multado. Porque é que esta ideia nunca foi aproveitada ? Apesar de serem ideias de pessoas de outras forças politicas, as boas ideias são sempre boas ideias desde que sejam válidas e de interesse relevante para todos.
Para mim, parece-me uma óptima ideia. |
|
|
|
Enviado por Pedro Filipe em 16 Set 2005 às 11:32 - IP Logado
|
|
|
| Pedro Filipe |
Membro Padrão
 |
 |
16 Set 2005
5 Mensagens |
|
|
|
Não me parece a mim que justifique, pois isso iria original excesso de velocidades numa via que se pretende circular modeladamente. Relativamente ao transito intenso, de quem sai de rio de mouro o transito é da responsablidade do IC19 em si que não dá para entrar tantos carros, se aumentasem para 3 faixas a IC19 a começar em rio de mouro esse problema esta resolvido. Para quem entra em rio de mouro que por vezes para na propria IC19, acho que o transito na rotunda deveria estar melhor sinalizado para permitir a circulação de 2 faixas dentro da rotunda, assim teria-se 2 faixas apenas na aproximação à rotundo que reduzia o transito de todos os que viram à esquerda, os que seguem em frente estão condicionados pelo cruzamento depois da ponte do comboio que se fosse uma rotunda não existiria paragem de transito.
Já agora aproveito para dizer que a IC19 serve cada vez mais transito automovel e no dinheiro que actualmente é empregue no seu alargamento acho que deviam ter imvestido numa faixa de bicicletas como existe na radial do monsanto. De rio de mouro até pina manique são cerca de 11 kms que muita gente estaria disponivel a fazer se o caminho fosse tão direito (sem colinas) como é o IC19. Isso sim seria uma grande mais valia para a via com mais movimento do pais. |
|
|
|
Enviado por Nelson em 16 Set 2005 às 11:44 - IP Logado
|
|
|
| Nelson |
Membro Padrão
 |
 |
13 Set 2005
16 Mensagens |
|
|
|
Permita-me discordar. Parece-me a mim que colocar 1 faixa para bicicletas no IC19 teria o mesmo efeito que tem na radial de benfica, ou seja, serviria apenas para muito poucos ciclistas andarem ao fim de semana. Eu sou conhecedor da matéria pois ando todos os fins de semana de bicicleta e andar de bicicleta junto ao IC19 ou junto à radial de Benfica é algo que não me atrai nem a mim nem à maioria das pessoas que conheço. Ainda se for para o Guincho ou junto à marginal. Agora junto ao IC19 ???? Nahhh.
Os excessos de velocidade só ocorrem se os condutores acelararem. Os carros não aceleram sózinhos. As 2 faixas até à rotunda, parece-me a mim que permitiria escoar melhor o trânsito que vai para o lado da escola, o trânsito que vai para a Rinchoa e os que vão para o lado do campo da bola. Na minha modesta opinião, acho que era muito útil. No sentido contrário, de facto as 2 faixas só iriam permitir que quem vai para Sintra não precise de estar na fila da pessoas que vão entrar no IC19 (sentido Lisboa) |
|
|
|
Enviado por Pedro Filipe em 17 Set 2005 às 21:46 - IP Logado
|
|
|
| Pedro Filipe |
Membro Padrão
 |
 |
16 Set 2005
5 Mensagens |
|
|
|
Acho que o problema então é sair do IC19 para entrar em Rio de Mouro, então não são 2 mas sim 3 faixas necessárias, a que vira para a escola, a que vai em frente e a que vira para a esquerda...mas ai a que seguia em frente tambem ficaria parada, não iria escoar melhor por ter mais faixas.
Acho que o melhor é manter a existente e mudar a prioridade do cruzamento depois de passar por baixo do comboio porque é ai que o transito para, bloqueando depois a saida do IC19. Assim TODOS beneficiariam.
Já agora, não se justifica que um dos acessos principais tenha a perda de prioridade existente. O ideal seria fazer uma rotunda, que até nem deve ser das obras mais caras de se fazer. |
|
|
|
Enviado por Nelson em 19 Set 2005 às 11:58 - IP Logado
|
|
|
| Nelson |
Membro Padrão
 |
 |
13 Set 2005
16 Mensagens |
|
|
|
E o pior é que a tendência do trânsito nesta zona é para piorar pois com a nova urbanização que está a crescer em frente à escola, haverá mais pessoas a convergir para este acesso.
Talvez fosse a altura para os responsáveis tentarem arranjar uma solução antes que o problema se agudize e depois se estejam a arranjar soluções em "cima do joelho" com os inconvinientes inerentes.
De facto, a rotunda depois da linha do comboio parece-me uma ideia a considerar pois parece-me uma boa ideia.
Mas continuo a achar que as 2 faixas até à rotunda (para quem vem do IC19) também poderia ajudar. |
|
|
|
Enviado por Rui Jorge em 22 Set 2005 às 17:58 - IP Logado
|
|
|
| Rui Jorge |
 |
Membro Padrão
 |
 |
PT
14 Jul 2005
106 Mensagens |
|
|
|
Gostava de saber de já estão terminadas as pinturas da estrada marquês de pombal, o que eu espero que não porque parece-me que o trabalho não está bem feito, principalmentena zona da estação.
Pergunto também se é possivel que em frente ao nº 64 ( Estrada Marquês de Pombal ) a linha seja descontinua para permitir a saida para ambos os sentidos, tal como era antes, e não obrigar a transgressão.
Aguardo resposta.
----------------- Obrigado |
|
|
|
|
|
| Alfredo Oliveira |
 |
Membro Padrão
 |
 |
PT
21 Set 2005
78 Mensagens |
|
|
|
Caros vizinhos
Ainda estão convencidos que o problema é mais faixas..????
Pelo amor de Deus....O caneiro do IC19, ex estrada de Sintra já deu o que tinha a dar á muitos anos.
Imaginem o caneiro com 20 faixas...Era um espectáculo..!!
Sintra ainda tem vias de comunicação do tempo dos Romanos...
E Pontes |
|
|
|
Enviado por Scipius em 26 Set 2005 às 15:10 - IP Logado
|
|
|
| Scipius |
 |
Membro Padrão
 |
 |
25 Set 2005
7 Mensagens |
|
|
|
Concordo !
De nada adianta 2, 3, 4 ou mais faixas de acesso ao IC19, qd ele proprio está a arrebentar pelas costuras. E depois, é tão comodo irmos de carro para Lisboa...
Mesmo com o alargamento para as 3 faixas, o trânsito irá sempre entupir em algum lado, seja na entrada em Lisboa, ou em Ranholas, já para para não falar nos nós de acesso que limitam a fluidez do trânsito.
Tirando os casos em que é absolutamente necessário levar a viatura para Lisboa, acho que as pessoas gostam de ser comodistas. Queixam-se dos transportes publicos, mas levantam-se de madrugada para enfrentarem o para-arranca no IC19. Em vez de levarem, por ex. 1 hora a chegar aos empregos, levam 2 ou 3. Já para não falar no desgaste da viatura e no consumo de combustivel, que ao preço que ele anda, é uma facada no orçamento.
Eu sou daqueles que acha que se deve privilegiar o transporte publico, tarefa essa que competirá aos nossos "dignissimos" governantes lá pros lados de S.Bento. Mas como esses andam sempre de BMW´s, Mercedes e ainda contam com os batedores da policia para não perderem muito tempo, a questão passa-lhes ao lado. Não a sentem na pele. E como é fácil de esqueçer os tempos da mala de cartão em que eles proprios andavam aos trancos e barrancos nos transportes ou nas intermináveis filas de trânsito a verem qd era que o radiador saltava debaixo do capot...O que nos vale é que o TGV e o Aeroporto da Ota vem solucionar os nossos problemas de mobilidade urbana... |
|
|
|
|
|
| Alfredo Oliveira |
 |
Membro Padrão
 |
 |
PT
21 Set 2005
78 Mensagens |
|
|
|
Não vamos entrar nessas de BM e Mer porque não é por aí.
Pessoalmente já SOFRI o Incostestável Cruxifixo 19.
Consegui livrar-me dele...P...a.
SÓ porque os menores tinham colégio em Queluz.
Como profissional sou e somos obrigados a ir......para o dito 19.
Cada vez que vou para Norte de Lisboa.....Torres Vedras, Caldas, Leiria e etc, temos 2 alternativas, para chegar á CREL (agora paga porque estamos em Lisboa e somos todos ricos):
Cruxifixo (muito ?) ANTES das 7h e virar em Queluz.
Percorrer estradas romanas, passando por pontos turístiticos ,Vale de LOBOS, PARQUE DE CAMPISMO, Belas , CREL Odivelas NORTE.
1/2 hora no mínimo.
Mas os problemas passam por outras coisas.Os problemas dos cidadãos Sérios, e repito, Sérios, é muito mais vasto.
Before release your tong, be shure bains are engaged.
Se portuga não chega...............
Sejam cortezes e pacientes....muito.
Cumprimentos
|
|
|
|
Enviado por Nelson em 27 Set 2005 às 15:34 - IP Logado
|
|
|
| Nelson |
Membro Padrão
 |
 |
13 Set 2005
16 Mensagens |
|
|
|
Boa tarde a todos.
Quando criei este tópico, frisei que a minha principal preocupação não é a entrada no IC-19 mas sim a entrada em Rio de Mouro pelo acesso do Campo de Futebol (junto à escola secundária). De facto, todos nós sabemos que o IC-19 é um caos. Não serão 2, 3 ou 4 faixas até ao IC-19 que irão resolver o problema pois o dito está NO IC-19.
A minha preocupação enquanto residente, é do acesso a Rio de Mouro pela IC-19. Se repararem, até mesmo de manhã, quando os pais vão levar os miúdos à escola secundária existe uma fila considerável na recta entre o IC-19 e a rotunda.
Por isso, considero que 2 faixas poderiam aliviar o trânsito NO ACESSO A RIO DE MOURO a partir do IC-19. No sentido contrário, de facto, pouco ou mesmo nada irá adientar. |
|
|
|
|
|
| Alfredo Oliveira |
 |
Membro Padrão
 |
 |
PT
21 Set 2005
78 Mensagens |
|
|
|
Mas infelizmente temos que levar com o que vai e com o que vem.
São demasiados veículos a circular, muitas vezes obrigados pelas circunstâncias.
Todos os dias tenho que atravessar um viaduto que passa por cima do 19 mas estou sujeito aos que vão e vêm do dito. Está tudo interligado.Se há acidente (raramente..!! ) está toda a gente nos arredores lix.
Um abraço |
|
|
|
|
|
| Alfredo Oliveira |
 |
Membro Padrão
 |
 |
PT
21 Set 2005
78 Mensagens |
|
|
|
Peço desculpa por repetir, mas acontece..
Lendo com mais atenção, se calhar seria melhor.
Mas terei que voltar ao tema CIVISMO, os condutores não seguem normas mínimas de segurança ou respeito por quem quer que seja.
Na maior parte das vezes basta um pisca a indicar para que direçao se vai para o vizinho saber o que deve fazer e evitar possível acidente e filas na entrada.
Explico melhor:
Uma rotunda é um cruzamento..
Ora se não tem pisca é porque se vai na mesma direção ( em frente ).
Se vamos tomar a via mais á direita, pisca para a direita --
Se vamos para a via da esquerda, pisca para a esquerda --
Se nos enganámos e estamos a contornar, pisca para a esquerda --
Se a rotunda tem duas faixas, não é invenção,a de fora é para sair, a interna é para contornar.
É simples e rápido.
Não façam infantilidades e pensem que o que tem prioridade é o macaco que vem com mais velocidade.Macacos que se pensam donos de rotundas !!.
Seríamos todos mais felizes
Cumprimentos
|
|
|
|
Enviado por ColtSeavers em 03 Out 2005 às 21:25 - IP Logado
|
|
|
| ColtSeavers |
 |
Membro Padrão
 |
 |
24 Ago 2005
11 Mensagens |
|
|
|
Há uma maneira de se livrarem di IC19:
Nada como apanhar o comboio para Lisboa nas calmas e faça como eu utilize os transportes publicos.
Cumps
Nuno Pinto |
|
|
|
|
|
| Alfredo Oliveira |
 |
Membro Padrão
 |
 |
PT
21 Set 2005
78 Mensagens |
|
|
|
A cultura instalada por anos de íncúria, leva as pessoas a não o fazer.( falo do país em geral )
A maior parte dos bairros não tem préinstalado um sistema de transporte.Logo todos tem que comprar o pópó, que até dá para o fim de semana, e em vez de largar noutro bairro mais ao lado,congestionado, já agora vou até Lisboa. Mais congestão menos congestão...
Para não falar de termos (utentes do comboio) de ter 2 gorilas atrás de nós para nos proteger de salteadores de telemóveis e o resto que puderem. |
|
|
|
Enviado por Nelson em 07 Out 2005 às 09:53 - IP Logado
|
|
|
| Nelson |
Membro Padrão
 |
 |
13 Set 2005
16 Mensagens |
|
|
|
Meus amigos,
então e quem não trabalha em Lisboa mas sim em concelhos vizinhos, nomeadamente em Oeiras ou Cascais ? Eu por exemplo trabalho em Oeiras e para chegar ao serviço de transportes públicos (já exprimentei) levo cerca de 1 hora. De carro, mesmo apanhando um pouco de trânsito no IC-19 (quando vou por essa via INFERNAL), levo no máximo, 30 minutos. Além disso, quem leva o carro para Lisboa, provavelmente, ainda tem que ir levar e buscar os filhos à escola. Essa teoria do comodismo não é assim tão linear. Quando eu trabalhava no Saldanha também ía de comboio e essa era a melhor opção, no entanto, hoje em dia, com um filho, não sei se isso seria possivel pois o miúdo fica com a avó que também vive no concelho de Oeiras. Já tenho a minha casa para venda. Estou farto da linha de Sintra. Comprei a casa há 6 anos atrás e até hoje nada mudou. Vou mudar eu. De residência, de freguesia e de Concelho. |
|
|
|
Enviado por ColtSeavers em 08 Out 2005 às 00:17 - IP Logado
|
|
|
| ColtSeavers |
 |
Membro Padrão
 |
 |
24 Ago 2005
11 Mensagens |
|
|
|
Vamos ver uma coisa:
Os transportes publicos servem os movimentos pendulares Subrurbios-Lisboa e vice-versa, logo estão todos direcionados para a capital. As ligações entre concelhos vizinhos é péssima devido ao estado das estradas, trânsito caótico e poucas ligações.
Porque?porque são poucas as pessoas que trabalham/deslocam para os outros concelhos e se fazem isso vão a Lisboa e depois volta, em que por vezes é mais rápido...Dai demorar 1 hora para isso!Só que as necessidades ditam que se use um bem(carro) que se sabe que vai infernizar a via por onde circula.
Uma coisa acredito: nem que a gasolina esteja a 5 euros, as pessoas não vão largá-lo...o trânsito é tanto durante TODO o dia no IC19, que só por si me desmotiva de levá-lo..dai eu preferir os transportes publicos.No seu caso compreendo, dado ter um filho, mas mais tarde ou mais cedo irá perceber que apesar de levar 1 hora sai mais barato... |
|
|
|
|
|
| Alfredo Oliveira |
 |
Membro Padrão
 |
 |
PT
21 Set 2005
78 Mensagens |
|
|
|
Infelizmente, embora não seja o meu caso actual, o factor colégio, deixar o filho, influencia muito.
Já disse e pode alguém confirmar, que os colégios são demasiado onerosos na zona.Logo, mais perto de Lisboa alivia muito.
Para quem por enquanto não tem esse problema, continua a ser o factor tempo, a influênciar.
Explico, se vivermos perto do comboio é relativamente rápido, mas se for cerca de por aí 3Km, dependemos do rodoviário, logo, entupimento e horários NÃo CERTOS.
E estamos em Verão forçado, se fosse com chuva....e frio....
Como sabem, isto motiva as pessoas a irem no automóvel.
Para não falar da taxa de natalidade portuguesa.
Temos também muitos estudantes do ensino superior que se deslocam para Lisboa, e como devem ter reparado, assim que as aulas fecham, o trânsito baixa muito. |
|
|
|
Não pode publicar mensagens neste tópico sem antes fazer o Login
Se ainda não se registou, então registe-se
|